«Imaginem esta palavra phase, escripta assim: fase. Não nos parece uma palavra, parece-nos um esqueleto (...) Affligimo-nos extraordinariamente, quando pensamos que haveriamos de ser obrigados a escrever assim!»
Alexandre Fontes, A Questão Orthographica, Lisboa, 1910, p. 9.

quinta-feira, janeiro 17, 2013

Interviu vs interveio

A forma verbal *"interviu" é um erro frequente, sobretudo na linguagem oral. O verbo intervir é formado a partir do verbo vir (inter + vir) e por isso segue a sua conjugação.


- O secretário-geral da UEFA, Gerhard Aigner, interviu no debate sobre a questão das arbitragens, em foco durante o Mundial 2002, e relançou a ideia de experimentar um segundo juiz no campo. A FIFA já tinha referido a necessidade da experiência.
(http://www.tsf.pt/PaginaInicial/Interior.aspx?content_id=736526)
- Maria José Nogueira Pinto interviu no debate para sublinhar que, na sua opinião, a provisão que está na constituição "é para aperfeiçoar, não ...
(http://sicnoticias.sapo.pt/Lusa/2011/02/11/ar-esquerda-chumba-projeto-inoportuno-de-lei-de-bases-da-economia-social-do-psd)

- Os criadores que interviram no debate consideram que a sementeira e maneio de pastagens e a instalação de salas de ordenha são duas áreas prioritárias de actuação...
http://www.drapc.min-agricultura.pt/base/documentos/bol_informativo_13_0510.pdf

Verbo vir no pretérito perfeito:

 Eu vim
Tu vieste
Ele veio
Nós viemos
Vós viestes
Eles vieram

Logo:

Eu intervim
Tu intervieste
Ele inteveio
Nós interviemos
Vós interviestes
Eles intervieram

Portanto, devemos usar como referência o verbo “vir” para conjugar o verbo “intervir”.

 



 

Sem comentários:

Enviar um comentário