«Imaginem esta palavra phase, escripta assim: fase. Não nos parece uma palavra, parece-nos um esqueleto (...) Affligimo-nos extraordinariamente, quando pensamos que haveriamos de ser obrigados a escrever assim!»
Alexandre Fontes, A Questão Orthographica, Lisboa, 1910, p. 9.

quarta-feira, outubro 19, 2011

Há anos "atrás"

Hoje estive a ouvir o debate parlamentar e foram vários os deputados (da esquerda à direita) que usaram a expressão «há x anos atrás».
De facto, é recorrente ouvi-la na rua, na escola e nos meios de comunicação social, mas está errada! Nem sequer pode ser entendida como uma redundância aceitável.

Nesta expressão, o verbo haver significa «existir» e usa-se para indicar a existência de um período que decorreu desde o momento em que se passou a ação referida até ao momento em que a frase é proferida. O verbo haver no presente do indicativo («há») indica o tempo presente, indica o que acontece no presente (e não atrás), o que acontece ou o que existe no momento em que se está a falar: no caso da expressão «há dez anos», tal significa que no momento em que a frase está a ser proferida (hoje) existem dez anos, completaram-se dez anos desde que algo aconteceu. (in Ciberdúvidas)

Sem comentários:

Enviar um comentário